EXTRAORDINÁRIO!!!

O MAIOR TALENTO Deus, no momento em que terminou a criação, viu que precisava ter um cuidado especial com o que de melhor havia criado:...

quinta-feira, 27 de abril de 2017



O PROCESSO DE COACHING E SUA SIGNIFICAÇÃO
  Antonia Duarte da Costa

APRESENTAÇÃO

O presente artigo vem tratar sobre o processo de Coaching e sua significação, baseado em conceitos e definições encontradas em trabalhos científicos que falam a respeito, dentre elas no livro de metodologia da FORMAÇÃO PROFESSIONAL COACH, da IAPERFORMA, Liderança. Comportamentos; Resultados, usado no curso para Coach, ministrado pela Dra. Raquel Fonseca, como também trabalho de José Roberto Marques, apresentado no super E-book, tudo sobre Coaching do Workshop Online de Coaching.
             Historicamente, o Coaching é uma palavra usada desde idade média, para definir um condutor de carruagem (“Coach”), transporte usado para transportar a pessoa de um lugar para outro, os quais eram chamados de cocheiros.
            Nos dias atuais Coaching é definido como um processo que oportuniza ao individuo o aumento de confiança e determinação de seus objetivos, levando-os às conquistas de resultados rápidos e satisfatórios. Porém, já nos anos de 1830, na Universidade de Oxford, a palavra Coaching era usada para definir um Tutor particular o qual era visto como alguém que ajudava um aluno e se preparar para fazer as provas ou exame como eram chamados na época de uma determinada matéria.
            No entanto, por volta dos 1950, o termo Coach, foi utilizado para fazer referencia à habilidade de gerenciar pessoas, surgindo assim, os primeiros técnicos do desenvolvimento pessoal e humano, valorizando as competências relacionadas ao processo de evolução continua.
             O processo de Coaching é definido por alguns estudiosos como uma oportunidade de visualização clara dos pontos individuais, de aumento da autoconfiança, de anular obstáculos, com intuito de fazer com que os indivíduos possam conhecer seu potencial culminante e atingir suas metas de preferencia de forma assertiva.
            Sendo um processo que tem inicio, meio e fim, o coaching é conhecido como uma metodologia existente entre o profissional denominado de Coach e o cliente conhecido como coachee, onde o primeiro apoia o segundo na busca da realização das metas em curto, médio e longo prazo, sendo utilizando como recurso, ferramentas poderosas com o proposito de conseguir resultados nos mais diversos contextos, como muito bem defende José Roberto Marques, através autoconhecimento e superação das adversidades até então, não conhecidas. Quanto ao objetivo do coaching ele diz que:

O objetivo de qualquer processo de Coaching é identificar um estado atual – ponto “A” – e chegar até o estado desejado- ponto “B” durante os encontros. São trabalhados os pontos fortes do cliente bem como os pontos que precisam de melhoria. Também são identificadas as habilidades que precisam ser desenvolvidas, competências que precisam ser aperfeiçoadas e comportamentos sabotadores que deve ser eliminados. Com isso, o individuo terá a capacidade de responsabilizar-se por sua vida, percebendo que para acontecer a real e verdadeira transformação, é preciso se responsabilizar pelos atos que realiza ao longo da sua jornada, pois tudo o que fazemos agora, nós colheremos mais tarde. (MARQUES 2017).
           
O coaching quando incorporado em definitivo na vida de uma pessoa fará grandes mudanças no que diz respeito ao planejamento de sua vida, focado na concretização de suas ações para que possa tornar seus sonhos viáveis e alcançáveis.
            Como o proposito definitivamente de promover as mudanças em seu coachee, o Coach tem o papel de incentivá-lo em ir à busca da superação dos obstáculos, e possa conquistar objetivos que permaneçam durante sua existência, conhecendo suas limitações e a capacidade de ser o melhor para si e para os outros.
            É de fundamental importância que o Coach continue apoiando seu Coachee nas diversas atividades que ele venha realizar, oferecendo as informações sobre o seu processo de mudanças, como bem afirma (NASCIMENTO-2014.p.33) que o “coaching é um processo que potencializa os resultados humanos a níveis extraordinários, por meio de questionamentos e principalmente sabendo utilizar a resposta de seus clientes” (coachee).
            “Coaching é o desenvolvimento de competências comportamental psicológico emocional direcionado a obtenções de resultados desejados” (FONSECA, Raquel, 2017).                                                                                                                                                     Quanto ao conceito de Coaching o Dr. Douglas de Matteu afirma que:

Coaching é uma metodologia. Um Processo onde se cria um contexto transformacional para o alcance de um estado desejado. O Coaching possibilita atingir objetivos, alavancar resultados. Solucionar problemas e desenvolver novas competências. Coaching é o processo de maximização e aceleração de resultados. Coaching é a determinação de foco, o estabelecimento de estratégias e ações para alcançar os objetivos pré-estabelecidos. Coaching é a possibilidade de a acessarmos nosso gigante interior, acessar a fagulha da realização infinita que existe em nosso intimo. Coaching é uma viagem interna que permite descobrirmos recursos infinitos para realizar coisas imagináveis. Coaching é uma filosofia de vida, orientada para resultados extraordinários e centrada em valores humanos, Coaching é o sinônimo de ação em prol dos objetivos. (MATTEU-2012).

Após analisada cautelosamente cada definição apresentada na citação acima, resta-nos a refletir quão comprometimento exigir-se do Coach, no sentido de preservar a ética profissional em todas as áreas trabalhadas nas sessões com o Coachee; pelo fato de que o Coach precisa respeitar e compreender o mundo do seu cliente, da forma que eles querem independentemente da aprovação do Coach.
 Nesse caso a suspensão de julgamentos, é importante para a promoção das mudanças na vida dos clientes, apontando um grau de excelência no profissional de coaching, que consiste em liberar o potencial de umas pessoas para incrementar ao máximo seu desempenho, em ajuda-la a aprender em lugar de ensiná-la.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Diante do exposto, chega-se a conclusão de que o Coaching é um processo pelo qual é focado no futuro, pautado na busca de objetivos, os quais possam promover mudanças significativas para a vida inteira do coachee, partindo do estado atual, buscando o que for necessário para obtenção do estado desejado; num espaço de empo menor; levando-o ao autoconhecimento e ao conhecimento do outro, como também uma forma de aprender a se relacionar consegue mesmo, com o outro e com o mundo.

REFERÊNCIAS

MARQUES, José Roberto. TUDO SOBRE O COACHING. E-book disponível no link http://lp3.ibccoaching.com.br/e-book-tudo-sobre-coaching/, acessado em março de 2017.





[1] Graduada pela Universidade Estadual UNEAL Ciências Biológicas, Bacharela em Direito pela instituição CESAMA, pós-graduada Metodologia do Ensino e Pesquisa em Biologia pela Faculdade Integrada de Amparo SP. Pós graduada em Gestão de Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Com formação de PROFESSIONAL COACH (em processo de certificação), pelo IAPERFORMA.

RESENHA

O poder da ação!!!
Faça a sua vida ideal sair do papel

Autor: Master Coach Paulo Vieira
Ano 2015

Sobre o autor:
O Paulo Vieira é dono da maior federação de coaches da América Latina e tem experiência de mais de 1.500 horas de coach, além disso, já foi muito pobre e conseguiu dar a volta por cima apenas reprogramando sua mente.
Uma das frases que mais marcou neste livro foi: TEM PODER QUEM AGE!
O livro está dividido em 07 etapas simples que completam o ciclo da realização:
1º Capítulo: Acorde.
Alguns pontos que são abordados neste capítulo faz pensarmos como encaramos nossos dias e nossos objetivos. Baseado numa frase muito impactante “CADA UM TEM A VIDA QUE MERECE”.
2º Capítulo: Aja.
Este capítulo é recheado de dicas e incentivos para você sair da zona de conforto, Outra frase que em evidência é “o que separara você de suas metas e objetivos é o que você faz para alcança-las”.
3º Capítulo: Autoresponsabilizar-se.
Este capítulo é focado em mostrar que você precisa assumir o que acontece em sua vida.
Se algo não deu certo, você precisa avaliar tudo que fez e encontrar o erro, após encontra-lo precisa entender o porquê aquilo estava errado e fazer de forma correta sem ficar se culpando, mas responsabilizando-se.
4º Capítulo: Foque:
Encontra-se neste capítulo, algumas interrogações “O que é foco na sua concepção? O que distrai você do seu foco? Quais são os fatores que mais lhe tiram o foco?
Em suma, esse capítulo leva a uma reflexão; onde você coloca sua energia e sua atenção?
Então, foque nas coisas que lhes trarão resultados e veja as coisas acontecerem magicamente.
5º Capítulo: Comunique-se
 Este capítulo dá ênfase no poder das palavras, pois o livro deixa claro que tudo está conectado, o que você pensa, o que você fala, o que acontece, tudo tem uma conexão entre si. Pois o que você fala é o que você é. Se você fala que é pobre é porque você tem espírito de pobre. Se diz não consigo fazer algo, ocorre a mesma coisa.
“Em suma, sua vida é igual à média das palavras por você proferidas”.
Então, seja grato, preste atenção e pense sempre antes de falar algo, pois quando você fala algo não tem como voltar atrás!
6º Capítulo: Questione-se
O livro deixa claro que precisamos sempre nos questionar, porque você não pode isso ou aquilo? Pois deixar de fazer algumas perguntas faz com que nos limitamos, porque fazer perguntas pode nos levar a um próximo nível de realizações, prosperidade e sucesso. Não basta perguntar, você precisa fazer as perguntas certas!
Pois uma pergunta bem feita para você mesmo pode te guiar para o sucesso, o contrário para o fracasso.
7º Capítulo: Crer
Este capítulo aborda sobre as crenças, comportamentos e estilo de vida. Quando algo dá errado conosco a tendência é culpar o outro, por que tudo se torna mais fácil em não assumirmos o erro.
São abordados temas de como você pode se programar mentalmente, para crer em coisas que farão você crescer.
Portanto, seu comportamento, seu estilo de vida foi aprendido e por que você não pode a crer em algo?
Como o título sugere, o livro fala sobre a importância da ação. Ele alerta que não adianta só ficar fazendo planos e mais planos e nunca colocarmos em prática, certo?
Aí é que entra o poder da ação. Apenas agindo poderemos ver o quanto é grandiosa e podem ser as mudanças que a ação irá causar em nossas vidas.
O livro é muito simples, de fácil compreensão e dá dicas ótimas, principalmente para as pessoas que têm medo de começar algo novo, pois não se acha preparado ou merecedor para o sucesso que está por vir.
 O Paulo Vieira dá dicas, de alguns exercícios para que a gente comece a desenvolver melhor nossas ideias, pois depois de colocarmos no papel, fica muito mais fácil de visualizar se nossos sonhos são “palpáveis” ou não. Assim podemos tomar a decisão mais importante em relação a eles: isto é, agir.
Além de dicas e exercícios, Paulo Vieira também nos ensina algumas lições financeiras, que são extremamente importantes para quem quer ter sucesso na vida, ajuda a reprogramarmos nossas mentes, deixar de pensar como uma pessoa pobre para começar a pensar como uma pessoa rica.
É um livro ótimo para pessoas empreendedoras, ou futuros empreendedores, quem quer mudar a vida radicalmente, para quem quer colocar os sonhos em prática, para quem quer um incentivo para dar o primeiro passo.



Antonia Duarte da Costa