EXTRAORDINÁRIO!!!

O MAIOR TALENTO Deus, no momento em que terminou a criação, viu que precisava ter um cuidado especial com o que de melhor havia criado:...

sexta-feira, 31 de março de 2017

o que é coaching?



O que é coaching?


É uma palavra de origem inglesa como tradução significa treinador. A palavra “coach” já existia desde a idade média, onde seu nome era atribuído aos guiadores de belas carruagens, que tinham o nome de “coche”. Os “cocheiros” com nome que os mesmos eram representados e tinham como função levar seus passageiros ao seu lugar desejado. Por volta do ano de 1850 a palavra coach foi atribuída aos professores, ou melhor, os tutores naquela época. Há algum tempo depois pela primeira vez a palavra coach foi atribuída à habilidade de gerir pessoas, e com isso aprofundando-se nas áreas das relações humanas, sendo utilizada por muitos até hoje.
Trazendo-nos muitas vantagens na vida pessoal, há varias comprovações de que o coaching é um dos melhores meios de desenvolvimento mental e psíquico humano, estabelecida como uma das ciências com muita eficiência e eficácia, tendo vários relatos que o coaching vem a cada dia mais mudando a vida das pessoas com soluções óbvias. O coaching desenvolve vários comportamentos mentais nas áreas, empresárias, pessoais, amorosas, financeiras, carreiras, equilíbrio de saúde, emocionais, transições e etc.
Trabalhando para evitar o que impede o ser de ir além, o coaching junto com a colaboração do coachee (cliente) que são essas as pessoas que precisam de ajuda de um “Professional coach”. “Os coach coloca um fim no que está amarrando o processo de evolução mental”, que são rejeições, fracasso, gordura, traição e entre outros. O coach (profissional) mostra que suas sessões são de excelência produtividade e eficácia comprovada, trabalhando com o que há de melhor para oferecer aos seus coachee.
Sendo uma das filosofias ja desenvolvidas que abordam várias áreas dos comportamentos humanos onde tem como uso várias ciências envolvidas dentre psicologia, administração, neurociência, gestão de pessoas e entre outras, para buscar sempre satisfazer e levar seus coachees a seu estado desejado. Os coachees passam por sessões que duram entre uma a duas horas, isso dependerá muito do coach e do coachee, são dez sessões de coach estabelecidas pelos mesmos, sendo opcional, por semana, por quinzena ou mensal.
É um dos processos que levam as pessoas a atingir suas metas e objetivos com sua autoconfiança e suas responsabilidades, o papel do coach tem como fundamento mostrar que todos são capazes, basta acreditar nisso. O coach passa principalmente uma imagem de que está disposto a ter um relacionamento de conexão confiável, para que seu coachee sinta-se a vontade e possa confiar no mesmo.
Podendo ser uma ação do presente para o futuro onde busca conduzir as pessoas para o seu objetivo, mostrando a ela que o coaching tem começo, meio e fim. O coach mostra para seu coachee meios corretos de atingir seus alvos ultrapassando e driblando seus obstáculos, fazendo com que o coachee possa acreditar muito em si próprio. O coaching apenas ajuda as pessoas que precisam e que pedem e procura sua atuação para se autodesenvolver, com isso trazendo muito mais convicções de que a pessoa ou o coachee terá mais responsabilidade de arcar com sua auto-realização.
O coaching é uma profissão que não é considerado um meio de julgamento e de concelhos para mandar ou comandar seus coaches a fazer algo que não está a critérios dos mesmos, pois o coaching trabalha com principalmente a autoconfiança em que todos são capazes de enfrentar tudo, e que temos nossas próprias respostas consigo mesmo, o coaching mostra isso sendo a luz no fim do túnel, quando tudo pode parecer escuridão, o treinamento sempre mostra que podemos sair da escuridão confiando em si próprio.
Há definições especificas para definir o processo de estado do corpo e mente desejado, o coaching tem ferramentas justas e definitivas para levar um ser de seu estado comportamental atual e não desejado, ou seja um ponto “A”, até o seu lado que realmente queira, o estado desejado ou seja o seu lado “B”. Diante de suas ferramentas o coach torna-se muito mais eficaz, pois seus processos são de eficiência e rapidez.
Nas sessões de coaching, muitos coaches podem reagir emocionalmente, pois, o coach trabalha com a verdade, e na realização de pesquisas pessoais tentando assim como saber o que pode fazer para ajudar, usando sempre a verdade, que por sua vez, a verdade e a mentira andam lado a lado, o coaching vai mostra que podemos  realizar mais verdades do que mentiras, que até então nossos conceitos podem realizar o que é mais fácil para nós, o errado, pois é a coisa mais fácil de um ser competente da verdade possa praticar, pois tem tudo a suas mãos para executar uma maneira errada de ser em meio sua vida pessoal e à sociedade que vive,  estando num mundo de competições tentando assim atingir uma meta, que é o seu próprio troféu, ou melhor, que é a sua auto-realização seja ela para o bem ou para a mal. Os seres competentes de sabedoria e verdades ao está muito ligado a um mundo onde a corrupção pode ser mais acessível aos nossos olhos, ouvidos tato, podendo acabar corrompendo-se, com a mentira, com a desgraça, com seu futuro, é ai que o coach entra, desenvolvendo varias habilidades cientificas conseguindo abordar e desenvolver o conceito mais importante que é das relações humanas, o comportamento humano, a mente humana, trazendo como benefícios a todos, um meio especifico para desenvolver o que está impedindo o ser de ir mais longe, acabando com suas expectativas de alcançar seus objetivos, e eliminando seu modo de pensar errado e negativo.
Em toda sessão é normal o coachee colocar para fora tudo o que ele não aguenta mais, pois estando recebendo maneiras de como seguir seus caminhos escolhidos de uma maneira certa e verdadeira. A cada sessão o coach pedirá feedbacks, fazendo com que seus coachees mostrem como estão passando e agindo em cada sessão e prática, como está indo o processo de evolução do seu objetivo. A sessão de coachig está agregada ao saber como foi a sessão e seu procedimento, pois o coaching tenta deixar e saber como pode ajudar para atingir a excelência, pois o coaching tenta atingir a nota máxima de cada sessão trazendo o aproveitamento e a excelência de cada sessão.
Não é atribuído somente aos empresários, gerentes e treinadores, o coaching aplica-se a todos, sem exceção, pois o coaching está ligado ao direcionamento potencializado da capacidade humana para que possam executar suas funções de maneira rápida e fácil, podendo transformar as realidades dos seres, diferindo-os da sociedade que vive de sistemas de vidas mecânicas.
Entretanto o coaching veio para mudar a formar racional errada das pessoas, atribuindo-lhes meios de mudanças para com o individuo. Um mundo com coaching é um mundo de razão, missão, objetivo, carácter, verdade, conhecimento, atitude, confiança, auto-realização e entre muitos outros atos e definições sobre coaching, que está transformando a vida e o modo de viver de muitos, pois, um mundo transformado com coaching passa a ser um mundo realizado de sabedoria e bênçãos, uma vida com coaching é uma vida de sucesso. 


José Gabriel de Souza Paz


O que é Coaching?
Antes de todo o processo de evolução da humanidade o conhecimento base que é de praxe para todos é que “Não vivemos Sozinhos”, e isso vem cada vez mais sendo provado com o passar dos tempos. Até as grandes personalidades que influenciaram muitas multidões e levantaram o povo pra verdadeira luta tiveram a ajuda de um alguém, um agente inspirador ou instigador.
Seria de muito tempo e texto falar sobre o que realmente é o Coaching, porque necessariamente o Coaching não se trata de um profissional que te capacita a conseguir coisas que normalmente você não conseguiria sozinho, Porque você é capaz de conseguir o que quiser sozinho! Muitos também acham que o Coaching é um meio de larápios ganharem dinheiro falando coisas óbvias, com toda certeza, não seria também, pois  se houver coisas tão óbvias a serem ditas aos Coachee’s, por que os mesmo não sabem disso?! Ou porque este processo cresce cada vez mais?!
Coaching é um modo diferente de viver, meche com tudo que você tem ao seu redor e dentro de você, é um estilo de vida, e quem escolhe viver de forma sensata, levando a frase  cada vez mais em sua mente “Deixe de ser um peso para os outros e seja responsável por você mesmo!” Isso resume um pouco do que é o Coaching, um processo de uma vida mais clara, de ver realmente  quem você é, como irá chegar a bons resultados.
São imensuráveis as mudanças e benefícios que este processo pode trazer, contudo, nem todos reconhecem isso, vemos pela diferença cultural de cada país, um bom exemplo é os Estados Unidos, que obtém de sua maioria de empresas presentes um profissional de Coaching, o ideal seria que todos os países se adaptassem a isso também, porém isso não quer dizer que não é possível ser Coache no Brasil; Muitas pessoas hoje vivem desta tão bela e esplêndida formação.
Atualmente muitos profissionais vêm se destacando nesta área, impossível seria falar sobre coaching e não citar sobre Anthony Robbins, uma grande personalidade que tem como missão de vida levar a motivação para os demais clientes, um dos coaches mais bem sucedidos de todo o mundo.
A falta de personalidade e de persistência é um dos grandes problemas que rodeiam o mundo contemporâneo do homem evoluído, porém, sonhar que existirá um mundo onde haverá poucas doenças biológicas, onde as doenças psíquicas serão totalmente dizimadas não é desejar uma utopia, pois este mundo pode ser possível e a solução está aqui!  O Coaching trabalha muito o poder da mente e a capacidade que cada um temos de conseguir a chegar a nossos objetivos tanto pessoais como também empresarias, isso veremos logo mais sobre o Life Coaching e o Coaching Executivo.
Respondendo a pergunta inicial, coaching acima de tudo é a New Life Style, que meche com suas entranhas, muda sua forma de pensar, agir, de se vestir; Se você realmente necessita de dar uma alavancada em sua vida pessoal e profissional, você realmente necessita de um Coaching! Mais antes de tudo o primeiro passo é reconhecer isso e estar aberto para isso, Eu reconheço que eu preciso mudar!
Inicialmente o coaching não se tratava da profissão que pensamos que é hoje, antes, na época da Idade Média os coaches eram homens que estavam em posição de guia em grandes carruagens que eram usadas pela realeza, logo após esta época, a expressão coaching foi novamente aparecer na Inglaterra, onde era uma expressão utilizada para se referir aos orientadores dos alunos nas grandes universidades.
Quando se faz referência a coaching os processos de nomenclaturas e significados vão diferenciar muito, pois há algumas divergências de acordo com o contexto histórico.
Hoje, muito pouco conhecido porém muito utilizado entres as grandes empresas de todo o mundo, o Coaching têm uma nova função: Colocar os eixos da verdade em todo o mundo, levando a humanidade a uma cura tão desejada em tempos como hoje. Antes de todas guerras, de todos os conflitos, de tudo que fosse levar um prejuízo a humanidade fosse visto um modo de resolução mais pacífica o mundo seria bem mais forte e as pessoas viveria bem melhor.
Coache é viver de uma forma mais aberta sem prejuízos consigo mesmo nem com o próximo, ser cada vez mais um exemplo de ser humano, mostrar sua evolução, não por bens financeiros ou físicos, ser Coache é mostrar ao mundo que você mais que isso, que você não se rende aos vícios da humanidade e que você principalmente prefere viver ao invés de sobreviver!
O Coache ao trabalhar com uma pessoa, ele não irá aconselhar, porque coache não é conselheiro, ele não irá fazer sessão de psicologia, porque ele não é psicólogo, o coache através da oralidade conversa e resolve conflitos mentais de seu coachee, ele não precisa de forma alguma entrar em contato físico com o seu coachee. A função de um coache na vida de uma pessoa não é assessorar os problemas de seus coachee mais sim tentar da melhor forma possível alcançar uma resolução para seus obstáculos e assim conseguir que seu próprio coachee resolva o seu conflito.
São variadas as técnicas para se utilizar em um coachee, uma sessão de Coaching deve primeiramente iniciar com perguntas estratégicas para a identificação de uma personalidade, depois disto é necessário fazer o restante de ferramentas, que nem sempre será todas que deverão ser aplicadas, isso irá variar de acordo com o seu coachee.
Em dias atuais em que a humanidade corre cada vez mais contra o tempo e que 24 horas não são suficientes para um dia, todos estão acostumados com a monotonia de todos os dias, porém vale lembrar que o ser humano é esgotável e pode casar tanto psíquico como fisicamente, isso pode ocorre e ocorre bastante com pessoas que trabalham hoje em um ramo que cresce bastante que é o ramo de escritório; As pessoas que lidam com muitos papeis e responsabilidades tem sempre uma época me que irão se esgotar e é ai em que o nosso profissional chega, o coache levanta a autoestima de seu coachee.
O verdadeiro poder do cérebro pode não pode ser definido, pois o verdadeiro comando de todo nosso corpo vêm dele e é dele que trazermos forças para realizar certas funções, e dele que achamos capacidade para chegarmos a nossos objetivos, é nessa área que o coaching trabalha, principalmente no encontro destas forças, fazendo com que seu coachee possa cada vez mais não CRIAR mais sim ENCONTRAR as forças que ele tem, porém não sabe onde busca-las e encontra-las principalmente.
Há muitos relatos do poder do cérebro, pois a neurociência trabalha isso a fundo para entender realmente o motivo de muitas ações continuas em nosso cotidiano.
O processo de formação de um coache se dá pela aplicação dos conhecimentos neurocientíficos e de uma serie de ensinamentos que fazem com que cada coache possa refletir sobre sua verdadeira filosofia de vida e sobre seu motivo de estar realizando o curso; Há vários tipos de aplicações do coaching, dentre elas existem duas maneiras de se trabalhar com ele: Life Coaching e Coaching Executivo.
O Life Coaching é uma maneira de atendimento direcionado especialmente a pessoas físicas, onde os serviços e as seções são realizados entre o coache e seu coachee. Diferentemente do Coaching Executivo que é direcionado as empresas, alguns bons exemplo a Nestlé, O boticário, Petrobrás, entre outras.
Enfim, o coaching tem um grande papel dentro de toda a classe evolutiva mundial, se não praticarmos, se não procuramos, cada vez mais irão surgir pontos de deficiência em toda a humanidade e isso irá crescer cada vez mais, pois como já foi dito anteriormente, a mudança começa de você,  se você realmente quer você irá conseguir, ou então só irá observar os outros a sua volta tentando e conseguindo enquanto você ficará estagnado por medo ou por desconhecimento deste novo passo a diante.

                                                     Emerson Barbosa Cavalcante


quarta-feira, 15 de março de 2017

A ÚLTIMA FORTALEZA


Resultado de imagem para a ultima fortaleza


O filme A ÚLTIMA FORTALEZA, trata de inúmeros assuntos que podemos elencar, porém, diante do direcionamento que estamos fazendo para o nosso crescimento como PROFESSIONAL COACH, farei nesse momento algumas pontuações sobre a leitura corporal e postura que o protagonista do filme consegue realizar para conseguir modificar o ambiente ameaçador e indigno que foi criado por um líder autoritário. 

O primeiro ponto a discutir é a questão do discurso x prática. Marcelo Peppe fala sobre isso no vídeo COMO FALAR BEM EM PÚBICO, encontrado no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=RmSVHOqlS0I,

Destacando a importância do equilíbrio na vida dos profissionais.
Falamos sobre isso na nossa segunda reunião do grupo (realizada na terça feira dia 14/03), quando colocamos o quanto precisamos ter cuidado ao assumir um título. Cada ação profissional nos exige ponderação, postura, ética profissional e acima de tudo um equilíbrio entre as nossas ações pessoais e nosso discurso e colocação profissional. Como sempre escutamos os especialistas falarem e como Joelma Agripino nos coloca em suas brilhantes aulas de psicologia "que assumimos papéis para estarmos em sociedade, mas não é possível se despir da pessoa que nós somos".

Augusto Cury já nos remete essa ideia quando defende, "antes de sermos profissionais, nós somos pessoas", nos fazendo pensar em quem somos e quando somos.

O equilíbrio ao qual menciono é justamente a busca por espaço, valorização, qualificação e renome no segmento profissional, atendendo a quem somos, nossa essência, tentando viver da forma mais clara e limpa possível. Sermos cidadãos éticos, bons, honestos.
Venho por algum tempo, tendo experiências nessa área de consultoria empresarial e o que sempre encontramos no ambiente corporativo são as inadaptações, por conta de costumes, hábitos e práticas pessoais que não condizem com o cargo e função que os indivíduos ocupam na empresa, isso ocasiona dúvidas e conflitos diversos.

Somos seres falhos, cheios de medos e temores, com uma missão de sermos inovadores, espelhos, ousados, éticos e isso acaba trazendo uma gama de ações que precisamos nos conscientizar para cumprir.

Nos mantendo bem, justos e preparados para assumir as responsabilidades pessoais e cidadãs que nossas atividades profissionais exigem.

O filme também nos coloca a importância do discurso na hora de liderar, eu sempre costumo dizer para meus alunos, NÃO É O QUE DIZEMOS, MAS SIM COMO DIZEMOS DETERMINADA COISA.

Já aprendemos que a comunicação é feita de muitas formas e existe uma sintonia imensa e misteriosa entre nós quando nos colocamos em convívio social, quando nos comunicamos, isso traz a certeza de que precisamos desenvolver a nossa habilidade de comunicação, ser coerente, ser coeso, ser direto, ter uma comunicação assertiva, uma linguagem clara. Nessas horas lembro da fala da Dra. Raquel Fonseca "Responda somente aquilo que lhe for perguntado". Interessante como nos perdemos em nossa comunicação, e isso prejudica bastante a questão de liderar...

A entonação da nossa voz, as feições que utilizamos quando estamos falando, os gestos, a colocação do nosso corpo, nossa postura apresentam boa parte daquilo que queremos dizer e isso, faz com que o nosso discurso tenha muito mais repercussão do que imaginamos.
Atentar para a comunicação na hora de liderar, de defender uma ideia, de apresentar uma proposta é fundamental para o sucesso das nossas atividades, tanto pessoais quanto profissionais.


Eli Piancó
especialista em gestão de pessoas e 
gestão de projetos.