EXTRAORDINÁRIO!!!

O MAIOR TALENTO Deus, no momento em que terminou a criação, viu que precisava ter um cuidado especial com o que de melhor havia criado:...

quarta-feira, 15 de março de 2017

A ÚLTIMA FORTALEZA


Resultado de imagem para a ultima fortaleza


O filme A ÚLTIMA FORTALEZA, trata de inúmeros assuntos que podemos elencar, porém, diante do direcionamento que estamos fazendo para o nosso crescimento como PROFESSIONAL COACH, farei nesse momento algumas pontuações sobre a leitura corporal e postura que o protagonista do filme consegue realizar para conseguir modificar o ambiente ameaçador e indigno que foi criado por um líder autoritário. 

O primeiro ponto a discutir é a questão do discurso x prática. Marcelo Peppe fala sobre isso no vídeo COMO FALAR BEM EM PÚBICO, encontrado no link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=RmSVHOqlS0I,

Destacando a importância do equilíbrio na vida dos profissionais.
Falamos sobre isso na nossa segunda reunião do grupo (realizada na terça feira dia 14/03), quando colocamos o quanto precisamos ter cuidado ao assumir um título. Cada ação profissional nos exige ponderação, postura, ética profissional e acima de tudo um equilíbrio entre as nossas ações pessoais e nosso discurso e colocação profissional. Como sempre escutamos os especialistas falarem e como Joelma Agripino nos coloca em suas brilhantes aulas de psicologia "que assumimos papéis para estarmos em sociedade, mas não é possível se despir da pessoa que nós somos".

Augusto Cury já nos remete essa ideia quando defende, "antes de sermos profissionais, nós somos pessoas", nos fazendo pensar em quem somos e quando somos.

O equilíbrio ao qual menciono é justamente a busca por espaço, valorização, qualificação e renome no segmento profissional, atendendo a quem somos, nossa essência, tentando viver da forma mais clara e limpa possível. Sermos cidadãos éticos, bons, honestos.
Venho por algum tempo, tendo experiências nessa área de consultoria empresarial e o que sempre encontramos no ambiente corporativo são as inadaptações, por conta de costumes, hábitos e práticas pessoais que não condizem com o cargo e função que os indivíduos ocupam na empresa, isso ocasiona dúvidas e conflitos diversos.

Somos seres falhos, cheios de medos e temores, com uma missão de sermos inovadores, espelhos, ousados, éticos e isso acaba trazendo uma gama de ações que precisamos nos conscientizar para cumprir.

Nos mantendo bem, justos e preparados para assumir as responsabilidades pessoais e cidadãs que nossas atividades profissionais exigem.

O filme também nos coloca a importância do discurso na hora de liderar, eu sempre costumo dizer para meus alunos, NÃO É O QUE DIZEMOS, MAS SIM COMO DIZEMOS DETERMINADA COISA.

Já aprendemos que a comunicação é feita de muitas formas e existe uma sintonia imensa e misteriosa entre nós quando nos colocamos em convívio social, quando nos comunicamos, isso traz a certeza de que precisamos desenvolver a nossa habilidade de comunicação, ser coerente, ser coeso, ser direto, ter uma comunicação assertiva, uma linguagem clara. Nessas horas lembro da fala da Dra. Raquel Fonseca "Responda somente aquilo que lhe for perguntado". Interessante como nos perdemos em nossa comunicação, e isso prejudica bastante a questão de liderar...

A entonação da nossa voz, as feições que utilizamos quando estamos falando, os gestos, a colocação do nosso corpo, nossa postura apresentam boa parte daquilo que queremos dizer e isso, faz com que o nosso discurso tenha muito mais repercussão do que imaginamos.
Atentar para a comunicação na hora de liderar, de defender uma ideia, de apresentar uma proposta é fundamental para o sucesso das nossas atividades, tanto pessoais quanto profissionais.


Eli Piancó
especialista em gestão de pessoas e 
gestão de projetos.

Um comentário:

  1. muito interessante a abordagem do texto, quando sabemos que a comunicação e a postura que apresentamos no ambiente corporativo é mesmo muito importante para determinarmos o nosso espaço. Parabéns!!!!

    ResponderExcluir