EXTRAORDINÁRIO!!!

O MAIOR TALENTO Deus, no momento em que terminou a criação, viu que precisava ter um cuidado especial com o que de melhor havia criado:...

sábado, 17 de junho de 2017

O MAIOR TALENTO

Deus, no momento em que terminou a criação, viu que precisava ter um cuidado especial com o que de melhor havia criado: 
- O homem.
Pensou, refletiu e resolveu dar ao homem um talento muito especial, mas que somente os que fossem suficientemente esforçados para encontrá-los, teriam o privilégio dos benefícios desse talento.
Mas, onde esconder tal preciosidade?
Primeiro, Ele pensou:
- Vou esconder o talento do homem nas profundezas da terra.
Depois, refletiu melhor e achou que nas profundezas do oceano ele estaria mais bem escondido. 
Continuou achando, que o oceano não era um bom lugar e repensou:
- Creio que, no espaço, em meio aos planetas e estrelas, estará bem guardado e será bem mais difícil de ser encontrado por qualquer um.
Mesmo assim, voltou a refletir e concluiu, finalmente:
- O homem é muito curioso. Fatalmente acabará criando aparelhos para explorar os mares, para cavar o planeta e investigar os céus. Acabará encontrando... Vou esconder o maior talento do homem num lugar muito especial: no interior dele próprio.
Será, com certeza, o último lugar em que ele buscará.
O melhor de mim, portanto, está dentro de mim. Cabe a mim, esforçar-me em ser cada vez melhor – criativo e competente e talentoso.


Quem tem talento, criatividade e competência,
se estabelece... e cresce!!!



O senhor é à força da minha vida!



terça-feira, 6 de junho de 2017

Coaching no processo de Ensino Aprendizagem

E quando falamos de coaching, estamos falando de um método surpreendedor que atua com a transformação e potencialização das habilidades humanas, baseando-se na premissa de que "você é capaz, mude seus pensamentos que irão mudar seus sentimentos, que mudam suas atitude que mudam seu entorno e que a partir daí tudo se transforma".
A educação é transformadora, assim, unimos duas ferramentas com tal poder e teremos uma imensa renovação de ações e resultados.

terça-feira, 16 de maio de 2017

UNIVERSO COACHING E AS REALIDADES VIVIDAS!

Elizete Alves Piancó

Apresentação
O coaching é sem dúvidas um processo de enriquecimento e suas ferramentas, com toda certeza, impulsiona para ao alcance de bons resultados. E a partir de histórias de vida, baseada em fatos reais, é possível a demonstração de que o bom senso e a positividade, somada ao equilíbrio, ao amor pelas pessoas e pelas atividades profissionais, são agentes transformadores e atuantes para a realização dos mais lindos sonhos.
A partir da lista de filmes passada pelo material de apoio do curso de Professional Coach, foram selecionadas cinco histórias baseadas em fatos reais para construir uma correlação entre os acontecimentos e histórias de vidas e os princípios que o coaching defende.

Histórias
As histórias são:
1.    Patch Adams, O Amor é Contagioso – história sensacional baseada na vida de Hunter Adams que após tentar suicídio, interna-se voluntariamente em um manicômio e tira forças para superar suas angustias a partir da satisfação em ajudar os colegas internos, decidindo assim, que seria médico.
Depois de muita polêmica e uma vida acadêmica recheada de experiências benéficas para seus objetivos, abre um hospital para atender gratuitamente as pessoas, pois seu principal objetivo é a humanização dos procedimentos e tratamentos médicos. Enxergando uma pessoa, um sujeito com de valores e emoções e não só um número de seguro social ou mesmo uma doença, que é o que se aprende na época com a medicina.
Hunter, passa por diversos desafios, o mais forte é quando perde suas colega de faculdade e grande amor Carin, numa trágica situação, fazendo-o repensar suas crenças mas entregando-se ainda mais a ideia de que os médicos precisam antes de tratar qualquer doença ou sintoma, cuidar do coração e das emoções de seus pacientes.
A história remete ao universo coaching, pois além dos grandes desafios superados com fé, esperança no próximo e amor, apresenta uma realidade de cuidados com as emoções, com os sentimentos e com o bem estar de todos envolvidos, valorizando os sonhos de cada um de nós.
2.    Coach Carter Treino para a Vida – A história retratada com o filme é baseada em fatos reais e conta sobre um compromisso de um treinador de basquete de uma pequena cidade, que acredita que seus alunos merecem ter sucesso e um futuro digno, defendendo que através da educação terão a chance de irem para a faculdade e conquistar esse futuro.
Em meio ao desânimo e descrença dos professores, pais e alunos, o técnico desafiou sua equipe a buscar algo que ia além do que aprenderiam na quadra.
O objetivo do técnico era transformar aqueles jovens pobres e desmotivados em vencedores, tanto nos jogos que disputavam, como em suas próprias vidas. Queria mostrar aos jovens um futuro longe das gangues e da prisão, única realidade que eles conheciam.
O time pelo qual jogavam colecionava derrotas. Eles não acreditavam na capacidade individual e da equipe. Eram indisciplinados, briguentos, desrespeitosos, confusos e amedrontados. Conviviam com perdas e separação das pessoas que amavam.
Não tinham sonhos para realizar. A vida de cada um era um verdadeiro caos. Não tinham visão de futuro. Nunca pensaram em ser alguém diferente daqueles com os quais conviviam.
Mas o técnico sabia exatamente o que queria e como fazer. Queria transformá-los em campeões.
Para isso, impôs um sistema rígido de treino, em que os interessados em fazer parte do time, deveriam ter um comportamento respeitoso, um modo adequado de se vestir, assiduidade e pontualidade com os compromissos escolares, respeito e responsabilidades com tudo aquilo que estavam dispostos a assumir a partir de então.
A liderança e a disciplina eram valores que o técnico Carter utilizava para estimular seus alunos.
3.    Mãos Talentosas, A história de Bem Carson – a incrível história de uma criança negra, pobre e a presença de um pai, que com o incentivo e amor de sua mãe, desenvolve habilidades diversas e se torna o melhor neurocirurgião da história. Ben Carson é negro, filho de mãe analfabeta e pai desconhecido, menino pobre que estudou numa escola de brancos e que sofreu com a discriminação e o preconceito, mas que superou suas faltas e cresceu, acreditando que seria tudo aquilo que quisesse ser, incentivado por sua mãe, mulher simples, mas de sabedoria imensa, quando agia por instinto querendo sempre o melhor para seus filhos e defendendo uma verdade absoluta, que eles podiam que eles eram capazes e que Deus estaria sempre presente na vida deles, assim eles o quisessem em sua vida.
Carson foi para universidade com uma bolsa, mas por seu mérito foi aceito numa residência/programa de neurocirurgia muito disputado e a partir daí, construiu uma carreira brilhante de neurocirurgião pediátrico, sendo pioneiro em muitos estudos e procedimentos cirúrgicos, incluindo a realização da primeira cirurgia de gêmeos siameses que duraram 22 horas, com uma equipe médica de mais de 50 profissionais e foi um sucesso. 
4.    Além da Sala – este filme é fabuloso, inspirador e conta a história de Stacey Bess, uma professora recém-formada que se depara com uma realidade muito diferente para exercer sua profissão. Mas apesar de todos os desafios que o ambiente lhe apresenta, ela enfrenta as situações para alcançar seus alunos e assim, envolve até mesmo os pais e toda a comunidade do abrigo da cidade de Salt Lake City (EUA), investindo esforços, desafiando os NÃOS que recebe e conscientizando a todos ao seu redor que depende deles mesmos que suas vidas, MUDE. A senhora Bess, além dos desafios profissionais, também descobre que está grávida, mas nenhuma dificuldade a faz perde o FOCO e o que mais se destaca nessa história, é que com dedicação e comprometimento, os resultados e as parcerias sempre acontecem da melhor forma possível.
A professora Stacey Bess transforma a realidade de seus alunos, envolve os pais e demais moradores do abrigo, consegue apoio necessário para o ambiente de ensino daquelas crianças e conquista algo imensurável para toda a população, o direito de todas as crianças sem teto de serem educadas no sistema educacional, decreto aprovado em 1987, a professora Stacey Bess também foi homenageada e recebeu o prêmio de cidadã modelo com maior tempo de serviços prestados para um cidadão com sua idade (35 anos), inspirando e criando novo métodos de ensino, valorizando o processo de ensino aprendizagem. 
5.    A Procura da Felicidade – conta a história de um homem negro que decidiu muito cedo que seus filhos saberiam quem era o pai deles. E a partir de uma porção de acontecimentos pouco planejados e decisões erradas, Cris Gardner se viu sem nada, com a missão de cuidar e proteger seu filho de cinco anos.
A vida de Cris começa a se transformar quando o mesmo toma uma ousada decisão de aceitar um estágio sem remuneração na corretora Dean Witter e vive muitas situações difíceis, inclusive vivem como sem teto e com um filho pequeno para dar atenção, comida e amor. O homem até então visto pela mulher que o abandonou, como um fracassado, passou a se empenhar em conquistar aquilo que tinha decidido ser rico e feliz, viveu horrores, mas manteve o foco, agiu em benefício de suas metas e conseguiu o emprego na corretora onde acumulou uma fortuna de 600 milhões de dólares.

Os princípios

O coaching é um processo que potencializa as capacidades humanas, incentivando, destacando as habilidades e conscientizando o indivíduo que ele é capaz de conquistar seus sonhos, estabelecer suas metas e alcançar sua auto realização.
Assim, cada história apresentada acima, mostra o quando potencial existe nas atitudes e pensamentos, o quanto a realidade pode ser cruel e difícil, mas o quanto a criatividade, imaginação e esperança podem transformar a vida de todos.
As histórias apresentam contextos diferentes, mas um ponto em comum, aquele que foi acreditado conseguiu, “o livro está dentro de cada um de nós”, como dizia a mãe do Ben Carson, ou mesmo quando o pai do Cristopher Gardner disse para ele “quando você quiser algo, vá atrás e não permita que ninguém o impeça de alcançar aquilo que você deseja”.
As possibilidades são diversas, vai depender do senso de criatividade e flexibilidade que cada um consegue desenvolver, a aceitação muitas vezes é melhor e mais saudável do que a superação, a paz é com certeza a melhor ferramenta para o alcance da felicidade, assim, crer em algo maior e num futuro melhor, será sempre a melhor arma para conquistar os objetivos e metas traçados.

Considerações finais

As histórias escolhidas para a realização dessa produção foram todas baseadas em fatos reais. Desse modo, aplicando o conhecimento de que os filmes podem e são uma importante ferramenta para o processo de Coaching, o exemplo e o testemunho de acontecimentos reais e mais próximos das vivências, podem auxiliar de forma muito mais significativa quando visto como exemplos e realidades que podem ser alcançadas. As histórias sem sombra de dúvidas, são incentivadoras e modeladoras de um comportamento eficaz a partir da vontade de se alcançar algo.

























REFERÊNCIAS

DE MENDIGO A MILIONÁRIO. Artigo da revista ISTOÉ, acessado no link http://istoe.com.br/995_DE+MENDIGO+A+MILIONARIO/.
A PROCURA DA FELICIDADE. Filme acessado em https://www.youtube.com/watch?v=aCveELM5cic.
ALÉM DA SALA DE AULA. Filme acessado em https://www.youtube.com/watch?v=4BUOV6-L8Mo.








COACHING E A EDUCAÇÃO
Elizete Alves Piancó

O coaching é benéfico e imprescindível para o processo de ensino aprendizagem, justamente por correlacionar um processo de planejamento e mudança comportamental, para que sejam alcançados objetivos em curto prazo, ampliando o poder de assimilação, o gerenciamento de atividades e tempo e principalmente, ampliando a consciência de que “todo ser humano é capaz de aprender, independente da área, do conteúdo e do grau de dificuldade que o mesmo traga”.
Segundo Alexandre Marques (2015, p. 14), “coaching tem tudo a ver com comportamentos, práticas, estratégias, mudanças, sonhos e conquistas”, determinando assim, uma ferramenta poderosa para ser utilizada no processo de ensino aprendizado. Cada educador, é na realidade um facilitador para as condições de aprendizado e orientador para a aquisição de conhecimentos, com os princípios do coaching torna-se muito mais enfático a participação e atuação do discente em sala de aula, pois quando o educador desenvolve uma fala para conscientizar o alunado que o mesmo é capaz de aprender qualquer coisa e se tornar expert em qualquer área e atuação, o aprendizado ocorreria sem traumas e sem os constantes desinteresses da realidade atual.
 Através da educação é possível transformar o mundo, trabalhando valores e conceitos necessários para a valorização do homem e a confirmação do respeito, do amor, da fé, da esperança... A educação sozinha pode transformar a realidade de qualquer individuo, pois a mesma oferece condições para ampliar as percepções e ampliar as necessidades de entendimento e alcances do próprio mundo.
Aliado ao coaching, o educador pode afirmar com destaque e veemência que suas convicções e defesas, são necessárias para a construção de uma realidade mais facilitada na vida adulta, quando é o caso, por exemplo, de um professor de ensino regular do nível fundamental, quando solicita aos seus educandos que adquira o hábito de ler.
Estar à frente de armas para promover melhores resultados e maiores alcances no processo de aprendizado é sem dúvidas a missão de todo profissional ligado à área a da educação. Quando Freire defende que o objetivo da escola é ensinar a criança a ler o mundo, pois através da mesma, pode realizar a transformação, assume uma proporção gigantesca das possibilidades da criança em poder transformar o mundo.
O educador deve ser uma figura admirada, incentivadora, sábia e equilibrada, detentor da capacidade de encorajar seus alunos e incentivá-los a construir uma ponte estre os conhecimentos que possuem e o novo conhecimento, entre o meio e o conhecimento científico, entre suas reais possibilidades e o que o conhecimento pode trazer para suas vidas.
A educação é instrumento norteador e transformador da sociedade, trazendo consigo, como temos no exemplo de vida de Ben Carson, a educação como base para transformação de sua realidade e para formação de uma vida profissional brilhante.
Como educadora, o que me encanta dentro do processo do coaching são as possibilidades de desenvolver o meu aluno, ampliando suas perspectivas de vida e melhorando sua condição de relacionamento com o mundo. Rubem Alves, já diz... “todo educador deve amar as crianças, e ter vontade de ensinar o mundo às crianças e é preciso aprender o mundo para viver”.


segunda-feira, 15 de maio de 2017

incrível história de superação e amor..



1.   Mãos Talentosas, A história de Bem Carson – a incrível história de uma criança negra, pobre e a presença de um pai, que com o incentivo e amor de sua mãe, desenvolve habilidades diversas e se torna o melhor neurocirurgião da história. Ben Carson é negro, filho de mãe analfabeta e pai desconhecido, menino pobre que estudou numa escola de brancos e que sofreu com a discriminação e o preconceito, mas que superou suas faltas e cresceu, acreditando que seria tudo aquilo que quisesse ser, incentivado por sua mãe, mulher simples, mas de sabedoria imensa, quando agia por instinto querendo sempre o melhor para seus filhos e defendendo uma verdade absoluta, que eles podiam que eles eram capazes e que Deus estaria sempre presente na vida deles, assim eles o quisessem em sua vida.

Carson foi para universidade com uma bolsa, mas por seu mérito foi aceito numa residência/programa de neurocirurgia muito disputado e a partir daí, construiu uma carreira brilhante de neurocirurgião pediátrico, sendo pioneiro em muitos estudos e procedimentos cirúrgicos, incluindo a realização da primeira cirurgia de gêmeos siameses que duraram 22 horas, com uma equipe médica de mais de 50 profissionais e foi um sucesso.  

Eli Piancó
1  


O AMOR É CONTAGIOSO...

   


Patch Adams, O Amor é Contagioso – história sensacional baseada na vida de Hunter Adams que após tentar suicídio, interna-se voluntariamente em um manicômio e tira forças para superar suas angustias a partir da satisfação em ajudar os colegas internos, decidindo assim, que seria médico.
Depois de muita polêmica e uma vida acadêmica recheada de experiências benéficas para seus objetivos, abre um hospital para atender gratuitamente as pessoas, pois seu principal objetivo é a humanização dos procedimentos e tratamentos médicos. Enxergando uma pessoa, um sujeito com de valores e emoções e não só um número de seguro social ou mesmo uma doença, que é o que se aprende na época com a medicina.
Hunter, passa por diversos desafios, o mais forte é quando perde suas colega de faculdade e grande amor Carin, numa trágica situação, fazendo-o repensar suas crenças mas entregando-se ainda mais a ideia de que os médicos precisam antes de tratar qualquer doença ou sintoma, cuidar do coração e das emoções de seus pacientes.

A história remete ao universo coaching, pois além dos grandes desafios superados com fé, esperança no próximo e amor, apresenta uma realidade de cuidados com as emoções, com os sentimentos e com o bem estar de todos envolvidos, valorizando os sonhos de cada um de nós. 


Elizete Alves Piancó
Professional Coach

terça-feira, 9 de maio de 2017

RESENHA
A garota da echarpe verde

Resultado de imagem para filme a garota da echarpe verde

 O FILME OS DELIRIOS DE CONSUMO: A Garota da Echarpe Verde.

Antonia Duarte da Costa.
Resumo da Obra

O Filme se passa na glamorosa Nova Iorque, contando a história de Rebeca Beckeybloom, uma consumidora compulsiva, que se encontra numa busca desesperada para ser aceita em uma famosa revista de moda, porém, consegue o emprego na revista, mas como redatora de uma coluna de finanças.
Para sua surpresa a coluna intitulada de A GAROTA DO ECHARPE VERDE, faz o maior sucesso e alcança uma repercussão que agrada seu chefe a tornando a queridinha do mesmo.
Porém Rebeca Beckeybloom, esconde um segredo, e se fosse desvendado, poderia atrapalhar todos os seus planos.
O SEGREDO, Rebecca era viciada em “compras” e no momento se encontrava atolada em dívidas e vivia fugindo de seu gerente, procurando fórmulas mirabolantes para pagar as faturas do cartão de crédito, que totalizava em US$16 mil dólares.
Mesmo não sendo Rica e cheia de dívidas Rebeca mantinha seu quarto como se fosse um provador de roupa de uma boutique, e mesmo assim não se cansava em comprar, bolsas, sapatos e roupa.
Agora atuando como jornalista financeira, Beckey se vê na responsabilidade de mudar sua realidade, para pagar suas dívidas e aprender a lidar com suas finanças.
Passava uma impressão de ter muito mais do que realmente tinha, para seus vizinhos, pais e amigos, porém, sua vida se complicou quando o Banco cancelou seus cartões de crédito e a protagonista da história enfrentou o que mais temia... 
Então decidiu resolver sua vida com seus próprios conselhos redigidos para a revista, dando uma pausa em sua rotina de glamour e tomou decisões que a fizeram alcançar as metas estabelecidas.
Voltou a morar na casa dos pais, receber uma oportunidade de escrever um artigo para um jornal bem importante e de circulação internacional, podendo entrar na TV, com isso, além de muito prestígio ainda seria muito bem remunerada, podendo assim resolver sua vida situação financeira e quem sabe até mesmo a situação amorosa.
No entanto, seu sucesso com a coluna de finanças toma proporções maiores, pois a partir de suas experiências, passa a escrever de forma simples os complexos assuntos e conceitos de economia, dizendo a verdade de forma que alcança a todos os tipos de leitores.
Tornando-se assim expert financeiro, assinando suas matérias como “A garota da echarpe verde”, que atinge proporções globais, pesando ainda mais a sua total e completa falta de habilidade para administrar seu próprio dinheiro, se metendo em loucuras diárias para traçar uma constante fuga de seu gerente de banco.
Com suas matérias a personagem vai crescendo e procurando se entender, encontrando possibilidades de resolver a sua vida secreta e acaba entrando em um grupo de autoajuda para compradores compulsivos.

Considerações do Resenhista

Ao assistir ao Filme Os delírios de Consumo, vêm em nossa mente vários questionamentos sobre nossas atitudes, nossas vidas, como também sobre o olhar para nós mesmos, como consumidores que somos e o quanto somos influenciados pelas propagandas e marketing.
Porém ao mesmo tempo vêm nos alertar para o poder da persuasão em relação aos textos publicitários, propagandas em televisão, nas redes sociais, por meio da internet, em fim.
Por meio de discurso oral ou escrito, como é o caso da política em nosso meio, toda essa gama de informações que o filme passa, tem um propósito de nos alertar sobre o cuidado que deveremos ter dentro de uma sociedade que ver o consumo como fator importante para aqueles que querem ser vistos como poderosos e bem sucedidos na vida, como também uma forma de sermos aceito socialmente.
Pode-se assim dizer que, o filme nos mostra os vários lados negativos do consumo desenfreado, que vai de encontro diretamente com a crise financeira que o planeta enfrenta no momento.
Neste sentido, faz-nos pensar nas dificuldades em cortar gastos e controlar o desejo de comprar o mais lindo vestido, só pelo prazer de sair de uma boutique ou de um shopping com as mãos cheias de sacolas, e quando pensamos na trama abordada no filme, onde a compulsão por comprar levou a ruína uma pessoa que tinha tudo para ser bem sucedida financeiramente e ter uma vida tranquila.
O Alerta é “pense antes de agir, e deixe de sair comprando tudo que ver pela frente, isso poderá causar um mal estar tanto para você como também para àqueles (as) que fazem parte de sua vida”.

terça-feira, 2 de maio de 2017

QUAL SEU MAIOR MEDO?


O Nosso maior medo não é ser inadequado
Os Nossos maiores medos é ser poderosos alem da conta
É nossa luz, e não nossa escuridão que nos mais apavora.
Ser pequeno que serve ao mundo
Não é nada de Sábio em se encolher para as outras pessoas se sentirem seguras em seu redor
Todos nós fomos feitos para brilhar como crianças
Não está apenas em alguns de nós, está em todos Nós
E na medida que nós deixamos a nossa luz brilhar.
Nós conscientemente damos a outras pessoas
A permissão de fazer o mesmo, na medida que nós liberamos dos nossos medos.
Nossa presença automaticamente libera os outros.

Williamson

COACHING E SUA IMPORTÂNCIA NO MUNDO ATUAL

Elizete Alves Piancó
APRESENTAÇÃO

O presente texto apresenta a opinião formada através dos estudos sobre o processo de COACHING, envolve a opinião e entendimento sobre o que é qual a importância, como se deu a evolução, quando iniciou e como está atualmente o conceito.

A HISTÓRIA 

O Coaching oferece mudança e transformação, com uma filosofia de vida para potencialização das capacidades humanas.
Interessante quando analisamos o conceito de coaching que provem inicialmente do termo cocheiro, aquele que na idade média, conduzia as pessoas ao seu destino.
Porém, a partir de 1850 o termo passou a ser atribuído as pessoas que auxiliavam os estudantes para realização dos testes educacionais, sujeitos esses que agiam como tutores e eram chamados de coaches.
E quando analisamos o primeiro conceito podemos perceber que conduzir as pessoas a chegar a seu destino, está muito diretamente relacionado ao processo que conhecemos atualmente, pois o coach através de ferramentas conduz o coachee a percorrer os caminhos decididos e desejados em relação ao estabelecimento de seus objetivos.
Coach é o termo utilizado para definir quem aplica o processo, quem atende o cliente, quem tem a formação para utilizar as ferramentas desenvolvidas especialmente para este processo – coaching – para a potencialização das capacidades humanas.
O Coachee é o cliente, sujeito que participa do processo ativamente, quem define e busca o coaching para melhorar de vida, alcançar metas para realizações de objetivos.
A partir dos anos de 1950, o termo coach foi utilizado pela primeira vez como “referência às habilidades de gerenciamento de pessoas”, como nos apresenta José Roberto Marques em sua obra TUDO SOBRE COACH.
Ainda nos termos de Marques (2017, p. 5), “coaching é definido como um mix de recursos que utiliza técnicas, ferramentas e conhecimentos de diversas ciências...”.
O método garante o alcance de resultados desejados em um curto espaço de tempo, como defende a Dra. Raquel Fonseca “O período de 120 dias é o suficiente para você transformar uma realidade em sua vida e retomar sonhos e objetivos”, o processo oferece ao indivíduo a oportunidade e os meios para se disciplinar e tomar novos rumos através das vivências e disciplina, quando se utiliza de ferramentas poderosas que o conscientizam de suas capacidades.

O PROCESSO 
           O processo do coaching é direcionado ao futuro, quando se é trabalhado um caminho a ser percorrido, estabelecendo o início, meio e fim de um acordo feito entre o coach e o coachee.
Este processo de transformação está diretamente ligado aos objetivos dos coachees, que se dispõe a gerenciar seus pensamentos, conduzir seus sentimentos da melhor forma, mudar de atitudes e renovar o seu entorno, sendo no meio pessoal ou profissional.
O Coaching está voltado para melhoramento das capacidades humanas, porém, ainda pode se entender como coaching, como um processo revolucionário onde o sujeito toma as rédeas de sua vida, pensando de forma adequada e gerenciando suas atitudes, aprendendo a lidar com suas emoções e conseguindo equilíbrio entre todos os papeis que precisa desenvolver em sociedade.
Passar pelo processo, muda a vida do coachee que se dispõe, porém, esse é o segredo, a disponibilização, identificar as nossas reais motivações e entender como queremos e podemos agir em torno de nossas conquistas.
Orientam com ferramentas, estratégias que podem deixar o dia o dia mais leve, mais proveitoso, mais paciente e muito mais equilibrado, quando dentro das sessões os clientes aprendem a enxergar o que realmente desejam, o que realmente almejam, o que realmente é importante.
Não existem segredos, mas um direcionamento disciplinado e questionador através de técnicas que buscam fundamentalmente desenvolver o ser humano em tudo que lhe traz de bom. Princípios de uma filosofia de vida baseada no respeito, no equilíbrio e na reciprocidade de um comportamento inovador e solidário, justo.
Para entender o processo, qualquer que seja ele, parte-se de um ponto A para um ponto B, onde o ponto A representa o estado atual do cliente, com suas confusões, preocupações e ansiedades, e o ponto B, o estado de clareza, de conquista e disciplina.
Interessante que durante as sessões – encontros, como afirma José Roberto Marques em sua obra TUDO SOBRE O COACHING (2017, p. 7), “são encontrados os pontos fortes dos clientes, assim como aqueles que precisam de melhoria”.
O processo demonstra claramente ao cliente que ele é responsável por suas ações e suas conquistas, depende dele e dos caminhos que ele resolver trilhar, trazendo muita dedicação, compromisso e acima de tudo responsabilidades com suas ações, levando o individuo a compreender que tudo aquilo que ele faz, retorna, trazendo bons frutos ou não, assim, a consciência de que os atos trazem sempre consequências é uma das bases do processo.
Assumir o controle e ter foco na tomada de decisão, disciplina para o cumprimento de um cronograma traçado e persistência e paciência para alcançar aquilo que se busca é totalmente relevante para o sucesso do processo e da transformação intensa que ocorre na vida do coachee.
Quando o coaching pode auxiliar em vários segmentos da vida social, emocional, profissional, econômica, psicológica, amorosa, ofertando certezas e compreensão de como se é realmente e aquilo que verdadeiramente se busca.

CONSIDERAÇÕES FINAIS 
             
Através de todas as experiências obtidas no curso intensivo sobre o processo, estudando as ferramentas e se apropriando dos conceitos através de todos os requisitos de avaliação para obtenção e certificação, pode-se afirmar que o COACHING é sem duvidas algo revigorante, apaixonante e transformador, quando atua diretamente nos sentimentos e atitudes dos indivíduos que se disponibilizam para participar do processo.

REFERÊNCIAS 
MARQUES, José Roberto. TUDO SOBRE O COACHING. E-book disponível no link http://lp3.ibccoaching.com.br/e-book-tudo-sobre-coaching/, acessado em março de 2017.


Resenha do Filme Coach Carter

RESENHA DO FILME COACH CARTER
TREINO PARA VIDA!





RESUMO

A história retratada com o filme é baseada em fatos reais e conta sobre a luta de um treinador de basquete de uma pequena cidade, que acredita que seus alunos merecem ter sucesso e um futuro digno, defendendo que através da educação terão a chance de irem para a faculdade e conquistar esse futuro.
Em meio ao desânimo e descrença dos professores, pais e alunos, o técnico desafiou sua equipe a buscar algo que ia além do que aprenderiam na quadra.
O objetivo do técnico era transformar aqueles jovens pobres e desmotivados em vencedores, tanto nos jogos que disputavam, como em suas próprias vidas. Queria mostrar aos jovens um futuro longe das gangues e da prisão, única realidade que eles conheciam.
O time pelo qual jogavam colecionava derrotas. Eles não acreditavam na capacidade individual e da equipe. Eram indisciplinados, briguentos, desrespeitosos, confusos e amedrontados. Conviviam com perdas e separação das pessoas que amavam.
Não tinham sonhos para realizar. A vida de cada um era um verdadeiro caos. Não tinham visão de futuro. Nunca pensaram em ser alguém diferente daqueles com os quais conviviam.
Mas o técnico sabia exatamente o que queria e como fazer. Queria transformá-los em campeões.
Para isso, impôs um sistema rígido de treino, em que os interessados em fazer parte do time, deveriam ter um comportamento respeitoso, um modo adequado de se vestir, não faltar às aulas, sentar na frente durante as aulas e a terem boas notas em todas as matérias.
E as atenções da história, nos trazem menções importante segundo Nascimento (2015, p. 01), que são:
1.    A resistência de um indivíduo pode ser a falta de rapport do outro em compreender, assimilar, criar ambiente que ofereça confiança para que o outro se entregue ao processo de evolução;
2.    Se quer APRENDER, AJA! Nós conseguimos saber e completamos o ciclo quando fazemos, concluído o processo do ensino aprendizagem, quando eu sei, eu sei fazer;
3.    Para conseguir um rapport, acessar o outro em sua essência é fundamental aprender a lidar com as diferenças e se desprender de julgamentos. O outro é sempre um universo e nós precisamos entender e aceitar essa realidade.
4.    As pessoas já possuem as respostas, para acessá-las é preciso direcioná-las.
E após o brilhante levantamento desses quatro pontos por Maria Angélica do Nascimento, conseguimos entender que a arte de conduzir e auxiliar as pessoas, o poder de persuasão, a habilidade de influenciar está intimamente ligada ao feeling que você possui, aos princípios do coaching e principalmente de entender o outro.

Eli Piancó