COACHING
E A EDUCAÇÃO
Elizete
Alves Piancó
O
coaching é benéfico e imprescindível para o processo de ensino aprendizagem,
justamente por correlacionar um processo de planejamento e mudança
comportamental, para que sejam alcançados objetivos em curto prazo, ampliando o
poder de assimilação, o gerenciamento de atividades e tempo e principalmente,
ampliando a consciência de que “todo ser humano é capaz de aprender,
independente da área, do conteúdo e do grau de dificuldade que o mesmo traga”.
Segundo
Alexandre Marques (2015, p. 14), “coaching tem tudo a ver com comportamentos,
práticas, estratégias, mudanças, sonhos e conquistas”, determinando assim, uma
ferramenta poderosa para ser utilizada no processo de ensino aprendizado. Cada
educador, é na realidade um facilitador para as condições de aprendizado e
orientador para a aquisição de conhecimentos, com os princípios do coaching
torna-se muito mais enfático a participação e atuação do discente em sala de
aula, pois quando o educador desenvolve uma fala para conscientizar o alunado
que o mesmo é capaz de aprender qualquer coisa e se tornar expert em qualquer
área e atuação, o aprendizado ocorreria sem traumas e sem os constantes
desinteresses da realidade atual.
Através da educação é possível transformar o
mundo, trabalhando valores e conceitos necessários para a valorização do homem
e a confirmação do respeito, do amor, da fé, da esperança... A educação sozinha
pode transformar a realidade de qualquer individuo, pois a mesma oferece
condições para ampliar as percepções e ampliar as necessidades de entendimento
e alcances do próprio mundo.
Aliado
ao coaching, o educador pode afirmar com destaque e veemência que suas
convicções e defesas, são necessárias para a construção de uma realidade mais
facilitada na vida adulta, quando é o caso, por exemplo, de um professor de
ensino regular do nível fundamental, quando solicita aos seus educandos que
adquira o hábito de ler.
Estar
à frente de armas para promover melhores resultados e maiores alcances no
processo de aprendizado é sem dúvidas a missão de todo profissional ligado à
área a da educação. Quando Freire defende que o objetivo da escola é ensinar a
criança a ler o mundo, pois através da mesma, pode realizar a transformação, assume
uma proporção gigantesca das possibilidades da criança em poder transformar o
mundo.
O
educador deve ser uma figura admirada, incentivadora, sábia e equilibrada,
detentor da capacidade de encorajar seus alunos e incentivá-los a construir uma
ponte estre os conhecimentos que possuem e o novo conhecimento, entre o meio e
o conhecimento científico, entre suas reais possibilidades e o que o
conhecimento pode trazer para suas vidas.
A
educação é instrumento norteador e transformador da sociedade, trazendo
consigo, como temos no exemplo de vida de Ben Carson, a educação como base para
transformação de sua realidade e para formação de uma vida profissional
brilhante.
Como
educadora, o que me encanta dentro do processo do coaching são as
possibilidades de desenvolver o meu aluno, ampliando suas perspectivas de vida
e melhorando sua condição de relacionamento com o mundo. Rubem Alves, já diz...
“todo educador deve amar as crianças, e ter vontade de ensinar o mundo às
crianças e é preciso aprender o mundo para viver”.
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