EXTRAORDINÁRIO!!!

O MAIOR TALENTO Deus, no momento em que terminou a criação, viu que precisava ter um cuidado especial com o que de melhor havia criado:...

terça-feira, 16 de maio de 2017






COACHING E A EDUCAÇÃO
Elizete Alves Piancó

O coaching é benéfico e imprescindível para o processo de ensino aprendizagem, justamente por correlacionar um processo de planejamento e mudança comportamental, para que sejam alcançados objetivos em curto prazo, ampliando o poder de assimilação, o gerenciamento de atividades e tempo e principalmente, ampliando a consciência de que “todo ser humano é capaz de aprender, independente da área, do conteúdo e do grau de dificuldade que o mesmo traga”.
Segundo Alexandre Marques (2015, p. 14), “coaching tem tudo a ver com comportamentos, práticas, estratégias, mudanças, sonhos e conquistas”, determinando assim, uma ferramenta poderosa para ser utilizada no processo de ensino aprendizado. Cada educador, é na realidade um facilitador para as condições de aprendizado e orientador para a aquisição de conhecimentos, com os princípios do coaching torna-se muito mais enfático a participação e atuação do discente em sala de aula, pois quando o educador desenvolve uma fala para conscientizar o alunado que o mesmo é capaz de aprender qualquer coisa e se tornar expert em qualquer área e atuação, o aprendizado ocorreria sem traumas e sem os constantes desinteresses da realidade atual.
 Através da educação é possível transformar o mundo, trabalhando valores e conceitos necessários para a valorização do homem e a confirmação do respeito, do amor, da fé, da esperança... A educação sozinha pode transformar a realidade de qualquer individuo, pois a mesma oferece condições para ampliar as percepções e ampliar as necessidades de entendimento e alcances do próprio mundo.
Aliado ao coaching, o educador pode afirmar com destaque e veemência que suas convicções e defesas, são necessárias para a construção de uma realidade mais facilitada na vida adulta, quando é o caso, por exemplo, de um professor de ensino regular do nível fundamental, quando solicita aos seus educandos que adquira o hábito de ler.
Estar à frente de armas para promover melhores resultados e maiores alcances no processo de aprendizado é sem dúvidas a missão de todo profissional ligado à área a da educação. Quando Freire defende que o objetivo da escola é ensinar a criança a ler o mundo, pois através da mesma, pode realizar a transformação, assume uma proporção gigantesca das possibilidades da criança em poder transformar o mundo.
O educador deve ser uma figura admirada, incentivadora, sábia e equilibrada, detentor da capacidade de encorajar seus alunos e incentivá-los a construir uma ponte estre os conhecimentos que possuem e o novo conhecimento, entre o meio e o conhecimento científico, entre suas reais possibilidades e o que o conhecimento pode trazer para suas vidas.
A educação é instrumento norteador e transformador da sociedade, trazendo consigo, como temos no exemplo de vida de Ben Carson, a educação como base para transformação de sua realidade e para formação de uma vida profissional brilhante.
Como educadora, o que me encanta dentro do processo do coaching são as possibilidades de desenvolver o meu aluno, ampliando suas perspectivas de vida e melhorando sua condição de relacionamento com o mundo. Rubem Alves, já diz... “todo educador deve amar as crianças, e ter vontade de ensinar o mundo às crianças e é preciso aprender o mundo para viver”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário